2026-01-29

Angola (Lubango) - Elaboração de Acordos/Contratos entre parceiros (definição de tarefas de cada um)

Os Acordos/Contratos entregues para serem assinados foram:- “Protocolo de Colaboração” entre a SEIVA e o Governo Provincial da Huila/Min. Educação;- Três “Contratos de Comodato” entre a SEIVA e a Igreja (1 por EFR); e- “Acordo de Parceria” entre as partes: F. Ondjyla, SEIVA, Jardins da Yoba e Instituto CRIIA.  Este ultimo foi assinado no dia 29 de Janeiro de 2026. Assim, fica claro quais as tarefas de cada um. As obras de rehabilitação poderão começar logo depois da assinatura do “Contrato de Comodato” entre a Igreja/Missão da Quihita e a associação SEIVA.

2026-01-19

Angola (Lubango e Missões) - Visita às 3 Missões Católicas: Quihita, Gambos e Huila; e o Governo Provincial.

A visita à Missão da Quihita, teve como anfitrião o responsável da Missão, o Pe. António Mbuta Mpheio. Tivemos uma sessão de trabalho, que culminou na identificação de tarefas de cada um até à abertura da primeira EFR de Angola. Após a reabilitação dos edifícios, pretende-se fazer um “teste de funcionamento” em Maio do corrente ano, de forma a abrir a EFR em Setembro de 2026.A visita à Missão de Gambos, ao Pe. Pio Wacussanga, permitiu constatar que apesar do entusiasmo do padre em ter a escola, tal só será possível quando estiver concluída a construção do complexo CERPA. A visita à Missão da Huila, teve como anfitrião o Pe. Jean Robert (originário de Madagascar). O Pe. Robert apresentou a Missão e a Escola de Artes e Ofícios. E mostrou interesse em ter uma EFR para a Agricultura e Pecuária. Esta, poderá ser a 2ª EFR.

2025-12-13

Marrocos - Rabat | 14ª Edição do Atlantic Dialogues

O Presidente da Fondation Ondjyla, Manuel Aguiar, participou na 14ª edição do Atlantic Dialogues, realizada de 11 a 13 de dezembro de 2025, em Rabat, Marrocos. O fórum internacional de alto nível foi organizado sob o Alto Patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI pelo Policy Center for the New South, reunindo líderes globais, decisores políticos, académicos e representantes da sociedade civil para discutir os principais desafios geopolíticos, económicos e sociais que moldam o espaço atlântico e além.

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.