2024-12-10
As cozinhas de Processamento estão a tornar-se motores de mudança nas comunidades rurais de Angola.
Está a ser desenvolvida no Dombe Grande – Benguela, integrado no projecto KURIMA, uma iniciativa do PNUD Angola em parceria com a SEIVA e Fondation Ondjyla, que pretende revolucionar a forma como as comunidades rurais lidam com a segurança alimentar, a sustentabilidade e a economia local, colocando as mulheres no Centro desta transformação, que através de formações específicas, estão a adquirir competências em diversificação alimentar, higiene e conservação, tornando-se protagonistas nas cadeias de valor agrícola e líderes na produção alimentar local.
Os benefícios vão além da nutrição. As cozinhas de processamento ajudam a preservar tradições alimentares, a dinamizar as economias locais e a promover práticas sustentáveis alinhadas com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governação), promovendo assim caminhos para a Sustentabilidade e Inclusão.
Estas iniciativas abrem um novo capítulo para o desenvolvimento rural em Angola — assente na inovação, na valorização da tradição e no compromisso com um futuro sustentável.
“Estas cozinhas representam muito mais do que segurança alimentar — simbolizam uma nova forma de protagonismo, especialmente para as mulheres das zonas rurais,” destacou um representante do PNUD Angola.